Consumidores confiam menos em empresas depois de receber mensagens falsas
01/07/2021Ataques de ransomware viram rotina em 2021
01/09/2021Pesquisa da Logicalis mostra que LGPD e Segurança da Informação são principais investimentos de mais de 50% das empresas do país
A segurança da informação e a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) estão entre as prioridades para as empresas brasileiras nos próximos 12 meses. Os dois temas foram citados respectivamente por 53% e 51% dos executivos entrevistados pela sétima edição do estudo IT Snapshot da Logicalis, divulgado na quarta-feira (11).
Em seguida, Analytics e Big Data (37%) e migração de aplicação para a nuvem (22%) aparecem na lista de principais gastos para 2021. Embora muitas empresas tenham sido impactadas pela pandemia, a pesquisa indica que as empresas ampliarão os investimentos em TI este ano. Assim, 55% dos executivos que participaram do mapeamento afirmam que o orçamento de TI deste ano será maior do que em 2020.
Para 71% dos entrevistados pelo estudo, as empresas devem garantir a total segurança da informação e privacidade de seus dados, apesar da demanda por mais acessos a informações e agilidade nos processos de TI. Surpreendentemente em comparação com os resultados da pesquisa realizada em anos anteriores, apenas 49% priorizavam o controle em detrimento da maior liberdade no acesso aos dados.
Contudo, em direção à conformidade com a lei se destacam como principais dificuldades: a adequação dos processos e sistemas para atender às novas regras (24%); mapeamento de processo e dados (14%); e engajamento dos colaboradores (13%).
Portanto, quando o assunto é tecnologia, as principais iniciativas de LGPD em curso são: mapeamento do ciclo de vida dos dados (59%); redefinição dos processos de tratamento dos dados que circulam pela empresa (51%); adequação de sites e portais (47%).
Veja mais notícias em:
Noticias