Aluguel de equipamentos – Dispositivo como serviço é uma boa para meu negócio?
11/04/2017Ataques cibernéticos atingem empresas no Brasil e no mundo.
12/05/2017Há um bom tempo, estamos tendo procura de empresas na maioria dos casos vítimas de ataques desse tipo
Mas afinal, o que é um Ransomware e como proceder para evita-lo?
Ransomware é um tipo de malware que captura informações do dispositivo da vítima e solicita valores para um resgate. Esta ameaça trabalha de maneira a criptografar arquivos. Liberando somente após pagamento ou acordos entre os criadores e o proprietário da informação, este pode infectar ambiente Windows, Linux, Mac e até Android.
Uma vez que o arquivo esteja infectado, se torna quase impossível a quebra da chave que criptografou o mesmo, levando em alguns casos semanas, meses ou anos.
Estes são totalmente ocultos que dificultam o trabalho de grande parte dos fabricantes de antivírus do mercado mundial. Uma vez que estes podem vir por um simples e-mail, um arquivo qualquer baixado em fonte desconhecida ou até mesmo em um pen-drive de um colega. Não necessariamente o detentor sabe que possui uma ameaça em potencial no seu dispositivo.
Ransomware no Brasil
Em janeiro de 2016, entidades de segurança digital descobriram um ransomware 100% brasileiro, onde o mesmo solicitava em falsa página uma atualização do Adobe Flash Player.
A BRInfor, foi contratada por uma empresa, onde a mesma havia se deparado com tal situação. A empresa solicitante foi vítima de um sequestro de informação em massa, onde toda a rede foi infectada, levando a um colapso da infraestrutura e a impossibilidade de acesso imediato dos arquivos. Tal prejuízo pode chegar a milhares de reais, e se estendido a longo prazo, indo a casa dos milhões.
Leia também:
Cliente tem conta invadida por vírus
Qual diferença entre antivírus pago e gratuito?
Uma boa forma de se prevenir, é criando políticas rígidas de acesso, estas envolvem uma educação interna e em seguida externa dentro da empresa. O controle de acesso as pastas, acesso a sites e dispositivos móveis é indispensável no mesmo. Mas tanto quanto estes, vale a proteção e resguardo do background das suas operações com a segurança, eficiência e qualidade do backup e claro, um antivírus para uso corporativo e que garanta da melhor forma a defesa de ameaças.
A Bitdefender saiu do comum e criou uma estrutura de 5 camadas de proteção, sendo elas: B-Have (Camada de análise heurística comportamental), ATC (Controle ativo de ameaças em tempo real), AntiRansomware (Ferramenta criada para varredura que envolve tentativa de encriptação de pastas) e Anti-exploit (Proteção de vulnerabilidade de outros softwares), além do banco de dados.
Conheça mais e tire suas dúvidas com nosso time de especialistas em segurança da informação. (31) 3324-2900 / contato@brinfor.com.br