Backup: Entenda a importância em sua empresa
30/05/2017Expectativas anticorrupção para os nossos parceiros comerciais
28/07/2017Ameaças que não param de encontrar vítimas. Desta vez mais um ataque de Ransomware, denominado Petya – ou NotPeya
Há pouco mais de um mês e aqui estamos de novo, ameaças virtuais e seus danos a empresas no mundo e no Brasil.
Desta vez um novo Ransomware (Vírus que bloqueia dados com criptografia e pede resgates) foi detectado e nomeado como Petya – ou NotPetya. Dados já confirmam ataques que afetaram empresas do segmento bancário, rede elétrica, comunicação, governo e hospitais no mundo inteiro.
Segundo investigações, o país fonte da ameaça é a Ucrânia onde teve o maior registro de ataques e danos. Na América Latina, diversas empresas na Argentina e no Brasil foram atingidas segundo Camillo Di Jorge (Presidente da ESET no Brasil).
No dia 27 de junho de 2017, o Hospital do Câncer de Barretos suspendeu parte do atendimento de seus pacientes devido a um ataque de Ransomware.
É cada vez mais comum, ameaças do tipo em empresas de todo mundo. Uma vez que o Ransomware pode não escolher diretamente uma empresa, o mesmo é lançado na internet atingido empresas e usuários despreparados e desprotegidos.
Após ataques ocasionados a semanas atrás, ainda é comum ver empresas sem planos de segurança, sem backup para recuperação imediata não ocasionando em maiores danos.
Nós da BRInfor, como especialistas em segurança, acreditamos que isso é apenas uma amostra do que pode e virá acontecer em um futuro breve. Sofrerá sérios danos os que não se adequarem as melhores práticas de segurança.
Veja o que você pode fazer para evitar maiores desastres como esse:
- Tenha um backup seguro e confiável;
- Crie políticas de acesso a e-mail, internet e pastas na sua empresa;
- Tenha uma rede estruturada com Firewall;
- Atualize sempre seus equipamentos e use somente softwares originais;
- Tenha um bom antivírus;
Vale lembrar que não se trata apenas de uma espécie de Ransomware. Estamos falando de ameaças virtuais que podem levar uma empresa à falência, assim como a interrupção de serviços essenciais a humanidade.
Fique atento a todas as ameaças e falhas dentro da sua empresa, ela pode vir até mesmo de um pen drive.
Fontes: https://www.hcancerbarretos.com.br/ / www.techtudo.com.br / www.agenciabrasil.ebc.com.br/
Autor: Samuel Murta, Gerente Comercial da BRInfor Soluções em TI – samuel.murta@brinfor.com.br