Melhor antivírus para celular Android em 2022
08/03/2022Suspensão de transações, serviços e suporte na Rússia e Belarus
23/03/2022As principais ferramentas de segurança cibernética, são softwares de código aberto. Softwares de código de aberto tem como a principal funcionalidade a edição do código por usuários, permitindo assim que novas funcionalidades sejam adicionadas a ferramenta.
Dentro desse universo de softwares gratuitos tem aqueles que atendem até mesmo requisito para segurança empresarial. Mas ainda assim essas ferramentas, contêm limitações se comparada a versão paga dos softwares, esse tipo ferramenta é comumente utilizado como teste e/ou para motivos de comparação.
Pequenas e médias empresas costumam utilizar dessas ferramentas para complementar a sua segurança cibernética, protegendo ainda mais sua rede e ativos.
Veja também: Organizações brasileiras aumentarão gastos com cibersegurança em 2022
Agora vamos a lista das melhores softwares gratuitos para proteção de sua empresa:
Kali Linux
É uma distribuição Linux baseada no Debian de código aberto, que oferece uma grande variedade de softwares livres, como aplicações de segurança cibernética.
KeePass
Um gerenciador de senhas de código aberto desenvolvido originalmente para Windows, mas que conta com suporte para Linux e macOS. A principal função deste software é armazenar senhas de forma segura, o software armazena todas as suas senhas em um banco de dados e só pode ser acessado por meio de uma senha principal. A ferramenta conta com alguma das criptografias mais seguras da atualidade, como: AES-256, ChaCha20 e Twofish.
Metasploit
Metasploit Framework é uma ferramenta de exploração de vulnerabilidades. Esta ferramenta é pode ser usada como uma forma de testar falhas em seu sistemas. Pode ser usada também para fazer auditoria e varredura em portas de rede, varrendo aproximadamente 250 portas que, normalmente, estão expostas a serviços abertos, referências de vulnerabilidade e impressões digitais.