Suspensão de transações, serviços e suporte na Rússia e Belarus
23/03/2022BRInfor ofecere suporte aos Produtos Dell EMC que tiveram fim de vida útil
20/06/2022Primeiramente devemos entender o que é um spam. Spam é o termo utilizado para e-mails, que sã distribuídos de forma genérica a um grande número de usuários. Ou seja, spam é um tipo de conteúdo enviado sem alguma solicitação prévia.
Spams podem ser envidados de diferentes em comentários em comentários de redes sociais e blogs, mas, a forma mais comum é via e-mail, por ser uma ferramenta mais comercial. Os spams estão diretamente ligados a disseminação de golpes, noticias falsas e até venda de produtos ilegais.
Mesmo com a evolução das plataformas de e-mails na categorização desse conteúdo ainda é inevitável o recebimento dessas mensagens. Spams podem causar diversos problemas, como tempo gasto, perda de mensagens relevantes, além de poluir sua caixa de mensagens com conteúdos falsos e maliciosos.
E para isso iremos dar algumas dicas de como identificar um spam:
- Cabeçalho suspeito: Como spams são mensagens genéricas é comum que faltem informações importantes em seu cabeçalho, como a informação de seu remente e destinatários incompletos. Se essas informações estiverem ocultas, há de se atender um sinal de alerta.
- Assunto suspeito: Se as informações do assunto não condizem com a realidade de sua ocupação, fique alerta, normalmente este assunto é somente para atrair usuários a abrirem a mensagem.
- Anexos e links: Em qualquer mensagem deve-se ter cuidado ao clicar em links e anexos. Apenas em mensagens extremamente confiáveis deve ser clicar nesses itens. Se a mensagem tem assunto ou cabeçalho suspeito, evite clicar nesses itens.
- Envio único: Mensagens que prometem serem enviadas apenas uma vez tendem a ser spams.
Como se proteger de spams
Segurança em primeiro lugar, ao acessar qualquer site na internet deve se ter consciência e observar as credencias do site. As dicas que daremos aqui não servem apenas para evitar o recebimento de spams, mas também para outros golpes como ransomware e phishing
Algumas dicas para se proteger de spams
- Mantenha sempre segura suas informações pessoais como e-mails, senhas e informações sobre cartões de crédito
- Evite clicar em links suspeitos, principalmente em sites que não passam confiança e/ou desconhecidos.
- Evite clicar em promoções e oportunidade muito irreais, este conteúdo normalmente pode conter vírus e códigos maliciosos.
- Não realize cadastro em sites antes de fazer uma pesquisa sobre seus serviços e reputação na internet. Uma boa fonte de referência é o site Reclame Aqui.
- Mantenha habilitado o recurso anti-spam de seu provedor de e-mail.