Após um ano em queda, phishing volta a crescer 81,8%, aponta relatório da Axur
10/11/2021Líderes brasileiros dizem que a pandemia tornou o uso de dados mais crítico para a tomada de decisão
17/11/2021Estudo da AVEVA mostra que demandas ambientais são driver para acelerar inovação tecnológica em toda a cadeia de valor
A maioria (85%) das empresas do setor industrial pretendem ampliar os investimentos em transformação digital nos próximos três anos. Com o intuito de combater as mudanças climáticas, adotar a automação e aproveitar as vantagens do uso de tecnologias avançadas. Os dados são de uma pesquisa global encomendada pela AVEVA, empresa de software industrial.
O estudo entrevistou 850 gestores sêniores das indústrias de empresas globais dos países no Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, México e China. Eles fazem parte dos setores manufatura (incluindo agronegócio, alimentos e bebidas), infraestrutura, energia e processos químicos.
O mapeamento aponta que nove em cada dez empresas industriais acreditam que a combinação de tecnologias avançadas (como Internet Industrial das Coisas, IA e nuvem) é estratégica para aumentar o desempenho no contexto pós-pandemia. Em países como China e Alemanha, mais da metade (56% e 55% respectivamente) dos entrevistados vê a transformação digital como prioridade máxima no próximo ano. Sendo guiada por investimentos em soluções de força de trabalho, segurança cibernética, estratégias de trabalhadores conectados e nuvem.
Mudanças climáticas e a transformação digital
O combate às mudanças climáticas também entrou para a agenda das companhias industriais, sendo que 90% entendem essas ações como centrais. Nove em cada dez (89%) estão comprometidas em alcançar emissões líquidas zero de carbono em seus negócios e combater as mudanças climáticas nos próximos cinco anos.
Como reflexo, as demandas ambientais aceleram a inovação em toda a cadeia de valor. Assim, 85% das organizações participantes planejam aumentar a visibilidade e a garantia de desempenho para métricas relacionadas à sustentabilidade. Alemanha, Áustria e Suíça despontam na corrida pela inovação empresarial ligada ao meio ambiente: 47% das empresas nesses países enxergam como um foco significativo. Entretanto a média global fica entorno de 41%.
Além disso, os dados mostram que 80% das empresas industriais planejam cumprir ou exceder as regulamentações ambientais, enquanto 83% priorizarão a transição para fontes de energia renovável. Apoiar a economia circular e a reciclagem dentro da cadeia de valor é importante para 83% dos executivos, liderados pela América Latina (44% das empresas).
No geral, o levantamento revela que os líderes da transformação digital estão adotando análises avançadas e inovação digital para reformularem os projetos, a engenharia e as operações. “Os dados mostram que 75% das empresas acreditam estar em uma jornada para realizar a Inteligência de Desempenho. Enquanto 89% informam seu compromisso em impulsionar a sustentabilidade” analisou Ravi Gopinath, chief strategy officer e chief cloud officer da AVEVA.
“Reunir dados industriais ricos, oportunos e precisos, com o escopo e a escala da nuvem, análise inteligente e inteligência artificial (IA), vem capacitando as equipes industriais a colaborar melhor e operar com agilidade, com o objetivo de ampliar o potencial do que pode ser alcançado, transformar a forma como vivemos e trabalhamos”, complementou.
Veja mais noticias: Noticias