Por que as empresas estão saindo da nuvem e vontando a ser donas de sua infraestrutura?
08/03/2024Benefícios do Seguro Cibernético
20/05/2024O Red Team, em português “equipe vermelha”, são os profissionais de TI que trabalham na parte preventiva da segurança da informação, bucando encontrar vulnerabilidades nos sistemas ou na rede de forma antecipada impedindo que criminosos usem a brecha para causar danos.
Essa equipe simula ciberataques, procura falhas de segurança, faz uma avaliação completa no modelo operacional da empresa com objetivo de montar um diagnostico básico, catalogando as principais falhas e riscos.
Sendo assim, a existência desse time é fundamental para garantir a segurança do negócio. Afinal, no mundo todo, várias companhias sofrem enormes prejuízos por causa de ameaças virtuais.
Essa equipe também é responsável pelos Penetration Testing ou Pentesting que é um método para checar a segurança virtual para tentar penetrar nos sistemas da empresa, com intuito de descobrir quais serias as formas que um hacker poderia usar para invadir os sistemas e testando como os mecanismos de defesas reagiriam a um ataque.
Já o Blue Team, em português “equipe azul”, são os profissionais de TI responsáveis para atuar na defesa contra uma invasão, ou seja, caso a empresa sofra uma tentativa de invasão, essa equipe é responsável para impedir e/ou minimizar os possíveis danos causados.
E muito importante que ambas equipes trabalhem juntas, enquanto a Red procuram falhas e faz as simulações a Blue trabalha arduamente para encontrar as soluções.
Outra tarefa do Blue Team é ser responsável pelas táticas que visam dimuinuir os prejuizos causados por um ataque, como estratégias de Disaster Recovery para restabelecer o negócio mais rápido possivel.
Ter uma equipe alinhada em pequenas organizações podem ser financeiramente inviável, por isso a solução de Outsourcing da BRInfor com a terceirização desses serviços é o menor caminho para proteger sua empresa de possiveis ameaças.
Autor: Bruno Vieira Rodrigues – CEO BRInfor Soluções em TI